terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Práticas pedagógicas no curso de licenciatura em História: um passo a passo da construção do plano de ensino.


Proposta de Plano de Ensino para ensino fundamental I

BADARÓ, Wilson Oliveira; BONFIM, J. S.; SANTOS, A. C..

Plano de Ensino de Ensino

Introdução


                O currículo de História tem a função de concentrar suas discussões no fator central da necessidade de observação humana de sua trajetória através dos tempos e de seu efeito exemplificador para o presente de forma a melhor preparar o indivíduo que com ela – a História – se envolva para a construção de um futuro mais bem modelado, justo e equânime para todos.
            Apoiando-se nesta perspectiva, o presente Plano de ensino visa auxiliar e propor metodologias, criação de temas, suporte pedagógico, abordagens teóricas, estímulo e inspiração ao professor que se lançará na empresa do ensino no nível fundamental I. Deste ponto, tomamos como parâmetro de partida a consciência da inalcançável meta dos primórdios da escola dos Annales, a História total. Conhecendo-se esta limitação humana e materialmente imposta advém um segundo quesito importante para a consolidação de um Plano de Ensino; os recortes temáticos, historiográficos e espaciais.
            Para uma maior inserção no campo da compreensão, pretendemos propor uma projeção e exposição problemática que parta de fora para dentro, a princípio, ou seja, do exterior de nossa realidade dada – familiar, local, municipal, estadual, nacional, continental – e que, a posteriori, possa se retrair e focar em nossa realidade geopolítica. Contudo, tendo previamente como parâmetros anteriores os problemas, vivências, experiências e soluções externas, para que seja de fácil assimilação a abordagem que, logo será mencionada neste Plano de Ensino, a diversidade. Observar o quão similares ou divergentes somos em diferentes espaços e tempos, seria um bom ponto de partida para se ensinar e aprender História com responsabilidade e compromisso social.

Diretrizes neste Plano de Ensino.


Diversidade cultural & alteridade.
Ética e sociabilidade humanas.
Relações com o corpo, com o meio e com o outro.
Respeito e compreensão multifacetada dos itens anteriores.

Objetivos Gerais          


1.      Fazer compreender o quão múltiplo é o ser humano e suas diferentes origens, orientações, comportamentos, aparências e por fim culturas e, assim sendo, suas diferentes formas de apresentarem-se variavelmente de indivíduos para indivíduos de diferentes culturas. Partindo desta proposição inicial, incutir a necessidade de se respeitar e compreender o outro em sua diversidade e diferença, assim bem como, naturalmente, se quer ser respeitado do ponto de vista político, econômico, social, religioso e cultural.
2.      Desenvolver a compreensão de quão ampla e variada é a espacialidade e temporalidade dentro da história do ser humano através dos tempos. E seguindo esta lógica no presente dado, sendo este presente plural espaço-temporalmente em seus fatos, acontecimentos, manifestações culturais e folclóricas, também o é o homem de outra espacialidade e temporalidade.
3.      Reforçar do ponto de vista da ética e da socialização, acordando com os itens anteriores, a necessidade de instrumentalização do ser humano com os entendimentos básicos cognitivos antropológicos e ontológicos para uma inserção saudável em meios distintos desta múltipla sociedade mundial.
4.      Explicitar que a partir da compreensão do próprio corpo e os cuidados necessários consigo mesmo enquanto prática saudável, ampliando esta visão para os sistemas mais macros como extensão de seu próprio corpo enquanto membro destes sistemas maiores (bairro, comunidade, cidade, estado, país, continente, mundo, sociedade de uma forma geral). E por assim ser, ao cuidar do corpo como forma de ensaio para o cuidado com outrem, expandir tal compreensão para o mundo, o meio, o outro e por fim, para a vida social.
5.      Partir destes pilares para uma educação ampla e voltada para a formação do ser social, crítico, cidadão, compreensivo e atuante. Que deverá, ao fim deste módulo entender de forma mais ampla os conceitos de respeito à sociedade, ao meio, ao outro e por fim do mundo ao seu redor. Percebendo de forma intuitiva que, a política de transformação de sua realidade não está nos outros, mas, de fato, em si mesmo.

Justificativa


            Entendemos que em face às atuais efervescências sociais de nosso contexto histórico, – violência constante, agressões ao outro por motivos fúteis, consumismo em foco, vaidade como projeto e um sem número de evidências possíveis – direcionar a educação para a formação de um cidadão mais humanista e menos materialista seria a possibilidade de amenizar as idiossincrasias e aumentar a consciência social e o respeito mútuo na sociedade mundial (ou, ao menos na sociedade em questão). Evidenciar o valor do ser humano seria interessante pela possibilidade que oferece em aumentar a coesão social e de reforçar a cooperatividade, a produtividade e, sobretudo, identidade não somente nacional, mas, do humano enquanto ser.
Partindo destas expectativas, intencionamos este Plano de Ensino por que a sociedade em que vivemos hoje tem oferecido muito pouco no sentido de valorizar a vida e o homem em si. Por isto, pretendemos com ele iniciar um processo de transformação social a partir de sua base, a juventude e as novas gerações. Transformando a nova geração vindoura, teremos novos cidadãos focados não no “ter para ser”, mas, no “ser por ser para ser”, deixando as experiências focadas apenas em si em um plano secundário, e quando realçadas, apenas para efeito de exemplificação de como uma peça transforma a realidade.
Desta forma, com uma educação mais voltada para o coletivo, para o social, teríamos cidadãos não dissociados de seu compromisso coletivo, algo que é tão corriqueiro hoje, mas, compromissados com o respeito ao outro, às diferenças, à sociedade, ao ambiente e a vida.

Plano de Ensino:

 Organização dos temas nas series 


2º Ano
1º Ciclo
1.      O que é história? Noções básicas da aplicabilidade da História como ferramenta para a compreensão da sociedade, (4 aulas);
2.      Como a História é possível? (Fontes e Ferramentas: História e Historiador), (6 aulas);
3.      A História da família como primeira instituição de ensino humano, (2 aulas);
4.      As diferentes formas da família dentro da História e o homem dentro dela.  4.1 (As fontes oriundas da família), (4 aulas);
5.      Idéia de espacialidade e função do espaço na História. (casa, escola, bairro, cidade, etc.), (4 aulas);
6.      Idéia de temporalidade e sua função dentro da História. (tempo humano prático e tempo humano teórico), (4 aulas);
7.      A história ágrafa e escrita, diversidade e possibilidades, ( 4 aulas);

3º Ano
 2º Ciclo
1.      A História da Ética da Cidadania, (4 aulas);
2.      Ética e Cidadania desde a Grécia Antiga usada a serviço da democracia e do respeito ao próximo, (4 aula);
3.      Éticas Fundamentais Contemporâneas e suas aplicações, (4 aulas);
4.       Importância da Ética na sociedade e no comportamento humano, (4aulas);
5.      A consciência reflexiva do homem, (4 aula);
6.      A consciência moral e a liberdade humana, (2 aulas);
7.      O Humanismo: fundamento dos valores da vida humana, (2 aulas);
8.      Conceito de cidadania; (2 aulas);
9.      Direitos e Deveres do Cidadão; (2 aulas);
10.  Declaração dos direitos humanos e do cidadão (alguns artigos).  

4º Ano
3º Ciclo
1.      O indivíduo, sua história e a sociedade, (4 aulas);
2.      Família: o ponto de partida para as sociedades humanas, (2 aulas);
3.      As relações entre indivíduos e sociedade, (2 aulas);
4.      O ser humano e as relações de trabalho, (2 aulas);
5.      A estrutura social e as desigualdades, (2 aulas);
6.      O homem e a democracia, (4 aulas).
5º Ano
4º Ciclo
1.      O homem, o poder, a política e o Estado, (2 aulas);
2.      O ser humano e a História das guerras, (6 aulas);
3.      Sociedades humanas: conflitos e os movimentos sociais, (2 aulas);
4.      Cultura e ideologia, (4 aulas);
5.      Revolução e transformação social, (4 aulas);
6.      A História da democracia. (4 aulas);
7.      As diferentes formas de comunicação social.
8.      O homem e a busca incessante pelo sobrenatural.

Cronograma

Organização de tempo
As séries serão divididas em semestres para que haja um impacto mínimo dos estudantes em sua entrada na faculdade, sendo então, sua adaptação ao modelo semestral mais facilmente assimilada e para maior permitir as abordagens temáticas dos professores e uma consistente percepção do conteúdo continuado por parte dos alunos.
Cada semestre será considerado como um ciclo, e assim sendo, cada ano será equivalente a dois ciclos. Cada ciclo contém, obrigatoriamente, 28 aulas de 45 minutos cada. Portanto, esta divisão temporal visa aumentar a ideia de continuidade dos assuntos e temas abordados e, sobretudo, induzindo os alunos a se aproximarem mais com o ambiente escolar e seu contexto pedagógico e social.
2º Ano – 1 ciclo 28 aulas - 2 ciclos: 56 aulas 42h de aulas
3º Ano – 1 ciclo 28 aulas - 2 ciclos: 56 aulas 42h de aulas
4º Ano – 1 ciclo 28 aulas - 2 ciclos: 56 aulas 42h de aulas
5º Ano – 1 ciclo 28 aulas - 2 ciclos: 56 aulas 42h de aulas

Bibliografia


Acessado em: 22/10/2012. 

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