quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Modelo de Preenchimento de Plano de Trabalho para PIBIC

Plano Proposto e Submetido em 2012 (Aprovado)

Plano de Trabalho - Discente 01
Título do Plano de Trabalho
A educação sofística como precursora de uma orientação filosófica histórico-social na Grécia antiga dos séculos V e IV: a transformação filosófica da história da educação.
Nome do Discente
Wilson Oliveira Badaró
Processo de Ingresso na UFRB
(   ) Cotista                           ( x ) Não cotista
Orientador
Nome do Orientador
Centro de Lotação do Orientador na UFRB
Centro de Artes Humanidades e Letras
Edital
EDITAL PIBIC/PIBIC AF/UFRB/CNPq/FAPESB 2012/2013 (Geralmente já vem preenchido)


1. Objetivos específicos do Plano do discente (máximo de meia página)

            O projeto de pesquisa tem como objetivo perceber as analogias das abordagens históricas, pedagógicas e filosóficas da história da educação e seu surgimento na Grécia antiga a partir das contribuições dos sofistas e seu movimento - fundadores da ciência pedagógica (paidéia) - combinando os elementos de verificação das ciências aqui colocadas - Pedagogia, História e Filosofia - e suas perspectivas acerca da primazia histórica dos sofistas no ato do ensino. Nesta pesquisa temos por principal concentração objetiva 1) expor a validade e relevância da ciência pedagógica fundada pelos sofistas seguindo os indícios históricos de sua fundação com base na própria pedagogia enquanto área do conhecimento e a importância de sua prática para a sociedade grega através dos tempos do recorte temporal proposto; 2) apresentar as transformações percebidas nas práticas, concepções e leituras dos sofistas acerca do fenômeno da ilustração Grega perpetrada pelos vários educadores sofistas que surgem ao longo do movimento entre os séculos V e IV dentro de uma perspectiva histórica e 3) empreender um estudo voltado para a apresentação das impressões filosóficas deste contexto histórico acerca do que foi a paidéia e sua relevância para o desenvolvimento político-social do mesmo gerado a partir desta nova proposta educacional.
            Com estes três pontos, visamos alcançar o objetivo de esboçar um quadro de reflexão acerca da educação historicamente construída, filosoficamente consolidada e posta em prática em definitivo pela pedagogia que propõe a educação como uma preocupação humana antiga e transformadora da realidade material das sociedades.

2. Resultados específicos do Plano e Orientação do discente (Máximo de meia página)

            A pesquisa que deverá ser desenvolvida por mim, Wilson Oliveira Badaró, aluno do 5º semestre do curso de História (CAHL/UFRB, está vinculada ao projeto "A sofística e suas relações com o chiste" de autoria do professor Dr. Sergio Augusto Franco Fernandes (CAHL/UFRB). A partir do meu plano de trabalho intitulado "A educação sofística como precursora de uma filosofia histórico-social na Grécia antiga dos séculos V e IV: a transformação filosófica da história da educação" terei a oportunidade de estimular minha compreensão da finalidade cabal da prática docente através do contato com as discussões da paidéia e suas práticas, já que o meu curso está voltado para a licenciatura, aprimorando assim, como por consequência. a leitura, produção e compreensão de textos interdisciplinares. Pretendo por fim alcançar os seguintes resultados:

Ø  Apresentação de um quadro elucidativo inicial a cerca da relevância da educação desde os tempos mais primórdios do ponto de vista histórico-filosófico e sobretudo, social.
Ø  Subsidiar e auxiliar a formação do discente na prática da pesquisa científica de forma que este possa fundamentar e utilizar-se da experiência adquirida no programa para futura elaboração de trabalho de conclusão de curso e dar prosseguimento a carreira acadêmica com projeto de mestrado.
Ø  Elaboração de relatórios e de um artigo ao final da bolsa que contenha os avanços atingidos pela pesquisa visando sua publicação e apresentação em eventos de natureza acadêmica.
Ø  Contribuição incisiva à construção do conhecimento acerca da história da educação e suas interpretações filosóficas gerando um texto atual e reflexivo.


3. Metodologia para o desenvolvimento do Plano do discente (máximo de 5000 caracteres)
           
            Em relação ao procedimento metodológico a ser adotado neste projeto, lançaremos mão de métodos múltiplos em virtude da própria exigência intrínseca desta pesquisa. Da história traremos o materialismo histórico e dialético marxista e a transformação material empregada pelos homens através dos tempos para a transformação de sua realidade, em nosso caso a educação e seu novo formato com os sofistas dados as necessidades históricas apresentadas. Da pedagogia traremos o método comparativo das reflexões pedagógicas e didáticas que tratarão de verificar a grande gama de práticas educacionais existentes na Grécia para a realização da paidéia por parte dos sofistas, e seus pressupostos acerca deste seu período seminal e profícuo no tangente à educação. E por fim, da filosofia utilizaremos o método hermenêutico de leitura, interpretação e análise profunda dos textos filosóficos envolvidos para compreensão da realidade do contexto histórico em questão.  Como a pesquisa trata de verificação da educação e suas interpretações dentro das três diferentes disciplinas a metodologia também contará com os seguintes processos como fases constitutivas da pesquisa:

1.     Levantamento da bibliografia referente ao tema;
2.     Leitura e familiarização com bibliografia relacionada as discussões.
3.     Em seguida daremos ênfase à transcrição das leituras em forma de fichamentos para melhor compreensão das discussões interdisciplinares.
4.     Também se faz necessário o cruzamento dos resultados obtidos em todas as leituras relacionadas ao tema nas diferentes áreas do saber, que é um mecanismo que pretendemos empregar para levantarmos concordâncias e especificidades entre as diversas bibliografias (método comparativo).

 5.    Cronograma de Atividade de execução do discente [Metas e suas atividades, indicando mês inicial e mês final de cada atividade (máximo 5000 caracteres).


Atividades
Agosto-setembro de 2012
Outubro-novembro de 2012
Dezembro de 2012-janeiro de 2013
Fevereiro-março de 2013
Abril-maio de 2013
Junho-julho de 2013

1) Seleção  da bibliografia primária e secundária interdisciplinar.
             

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2) Levantamento e fichamento da bibliografia.

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3) Redação do relatório para avaliação parcial



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4) Leitura de textos complementares.





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5) Início da escrita do artigo para publicação e apresentação.




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6) Revisão para finalizar o texto.






     
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