UFRB
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Fichamento de Sociologia
Discente: Wilson Oliveira Badaró
Cachoeira – Bahia – Brasil
Cachoeira 07 de abril de 2010
UFRB
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Fichamento de Sociologia
Èmile Durkheim
Textos Fichados:
CASTRO, Ana Maria de; DIAS, Edmundo Fernandes.
Introdução ao pensamento sociológico.
18. Ed. São Paulo, Centauro, 2005
OLIVEIRA BARBOSA, Maria Ligia de
QUINTANEIRO, Tânia.
Um toque de clássicos: Durkheim, Marx e Weber.
Belo Horizonte: Editora UFMG, 1995
Cachoeira – Bahia – Brasil
Cachoeira 07 de abril de 2010
Pagina
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Fichamento
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Acerca
da viabilidade de cursos alternativos, junto aos tradicionais ênfase ao
empirismo do curso.
Uma
ciência jovem não veio oferecer um segredo de um pequeno e seleto grupo de
aristocratas nem soluções pré-formuladas para os problemas sociais
(desafios).
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Tenta
afastar de seus alunos o ceticismo do passado. A evolução das ciências
sociais desde seus primórdios e os empecilhos expostos em seu surgimento.
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Ciências
sociais antes vista como um mecanismo feito da criação humana ou fruto das
leis naturais.
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O
livre exercício dos direitos... Base da sociologia economista diz que: Leis
da sociedade e natureza são imprescindíveis. Leis dos lideres de sociedade
devem refletir as leis naturais.
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Ciência
positiva como base da vida. Se todos os fenômenos naturais obedecem às leis
naturais as sociedades também, pois nela (na natureza) está inserida.
É inconcebível a vida fora do mundo e da
ciência.
Que
diferenças comportamentais não apaguem analogias.
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Que a
metafísica cuide do livre arbítrio.
A
questão do livre arbítrio ainda se encontra insolúvel.
Os
economistas aludem surgimento gradual e espontâneo da sociedade.
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A
sociedade é o reflexo dos seus membros e os economistas naturais não condiz
com racional.
O
indivíduo é complexo, dispõe de muitas peculiaridades.
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Economistas.
Sem base para a compreensão global das sociedades.
É
primordial fundamento em psicologia e biologia para analisar melhor as
ciências sociais. Conhecendo-se o indivíduo podem-se chegar as leis coletivas.
Conte
retoma o raciocínio dos economistas que a sociedade como um organismo.
A
sociedade enquanto organismo dispõe de novas regras de conduta daí nasce o
ser social.
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Seria
impossível socializar se os homens não fossem seres adaptáveis. O ser social
colocado no ápice da escala humana, e as implicações de sua relação com a
natureza.
Os
fatos, isoladamente não possuíam muito sentido, após analise e junção dos
mesmos, por questão de harmonização espontânea transmutam-se em uma cadeia de
causas e efeitos.
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Sem o
individuo não há sociedade.
O
individuo livre, mas limitados as regras coletivas os fatos sociais,
imutáveis e não criável, mas, passiveis da gerencia humana.
As
sociedades são múltiplas e assim são as formas de classificar-las.
Conte
opõe-se a visão evolutiva de Lamarck.
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Conte
reduz sua pesquisa sociológica a compreender todas as outras sociedades a
partir dos povos Germano-Latinos.
A
insustentabilidade da evolução humana partindo de um mesmo ponto ou tipo para
todos.
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Observar
exclusivamente um único individuo de uma determinada sociedade não levará
necessariamente á compreensão total da mesma, Comte chama a sociedade de
organismo metaforicamente.
Esbarrou
nos seres inferiores e na pouca analogia de seu novo reino e os demais.
Spencer,
sociedade como seres vivos, nasce cresce, morre.
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Sociedade
como um organismo melhorado, e com sua evolução, as condições de seus membros
tendem a melhorar e consolidar-se. Aplicar leis biológicas as ciencias
sociais não basta, ela deve buscar seu caminho dentro de seu próprio âmago,
contudo sem esquecer as possíveis semelhanças.
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Aplicar
visões analógicas aos indivíduos e sociedade aguça a criatividade e torna a biologia
instrumento necessário.
Spencer
expande a sociedade com suas subdivisões e divisões valorizando ambos
sociedade e individuo, analisando-os por igual incluindo ainda novas
propostas.
Mas
assim como Conte se deixou levar mais por seus devaneios que pela sociedade
em si.
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Sem
avaliar minuciosamente diferenças sociais propósitos e suas leis e impossível
detectar um bálsamo efetivo a sociedade.
Divisão
mal efetuada de prioridades (interesses) analise e síntese.
Termina
por fundir as idéias de grupos e subgrupos, indivíduo e sociedade e assim
embaçando-os.
Superficializar
seus contexto e problemática.
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Spencer
não se dedica as várias partes da sociologia nem atenta para as conseqüências
das revoluções e ainda negligenciando a liberdade limitada de seus elementos constitutivos dentro da
sociedade.
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Alfred
Espinas & Albert Schaefle observaram com
singularidade uma única
sociedade chegando aos pormenores mais íntimos desta aproximando-se assim ao
máximo dos fatos realmente sociais.
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1ª As
idéias consensuais entre os indivíduos de um mesmo grupo ou sociedade, formam
sua consciência.
2ª A
evolução de método Schaefle ante o de
Spencer.
3ª Os
fenômenos econômicos acima dos indivíduos,estão em um patamar de
alcance social.
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O
direito dividido entre os juristas (formuladores e especuladores de seu
efeito) e os filósofos (conservavam a idéia do saber sobre o direito per si)
não era ainda uma ciência. A sociedade
se fragmenta em parte mais específica.
Aliada
a economia política e a ciência do direito a sociologia desponta mais sólida
apoiada num passado de análises empíricas expondo sua natural e racional
evolução.
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O
método comparativo vai gerir as
ciências sociais e com visão futura
dividir-la acordando com a natureza dos respectivos problemas inerentes a estas divisões.
Focando-a
em suas metas e prioridades, contudo tornando-a acessível a múltipla gana de
aptidões. A ciência também como organismo.
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As
divisões das ciências sociais devem e ocorrerão, espontaneamente e seus
contornos fixados pelos cientistas ao passo que se familiarizam com elas.
1ª
Volkerpsychologie- (transmissão de conhecimento ancestral através das
gerações em prol da coesão social. ex: lendas, religião, língua, folclore
etc.
2ª As
leis sociais- com o consenso dos cidadãos
regras de conduta moral
impostas a sociedade, regimentam e estabelecem a ordem.
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As
leis jurídicas não cabíveis ao juízo popular. Estas leis são ativadas em
casos graves e quando a necessidade de julgamento com especialistas
devidamente constituídos em prol da anti-infração.
Ciências
da economia destituição da autonomia reformulação de doutrina e metodologia
para concretizar como positiva.
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A
partir da observação dos fenômenos sociais é possível fixar dois pontos de
vistas e a possibilidade de gerar duas ciências distintas optando também
talvez em estudar o executor das tarefas criadas e suas implicações e
aplicações.
Durkheim
se atem ao ponto de vista fisiológico, pois, esta oferece um leque muito
complexo em suas diferentes estruturas sociais.
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Face à
constante probabilidade de mudanças radicais nas instituições convém
deixar-la de lado e forçar as atenções a sociedade que são a razão da existência
destas instituições.
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A
sociologia oriunda da dissociação da filosofia. Focar a moral olhando-a como
fenômeno natural submetendo-a a experimentações. Antes de visionar i futuro
dos grupos e instituições e como devem ser devemos averiguar o que de fato
são suas condições e necessidades para desfazer a antinomia entre moral e a
ciência mesclando-as da nuance entre moral social e moral pós concebida estima-se a analise detalhada.
Permuta
cultural e intelectual entre sociologista e historiador vem a somar
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A
importância da sociologia para a
historia em termos de norteamento especifico a pesquisa.
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A
consciência coletiva deve prevalecer para reforçar a evasão da internalização
do eu superior
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Muito
da mentalidade e comportamento humano é oriundo da influencia da sociedade.
As
ciências sociais orientando o individuo a não ser egoísta altruísta.
Conscientizando-se
da necessidade da unidade social.
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Acerca
da necessidade e consciência da coesão coletiva permitindo a ascensão da
sociedade e influenciando o comportamento da mesma com a concepção coletiva.
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A
sociedade adquire nova característica em relação aos seus componentes, pois,
a somatória de porções forma algo distinto. A característica geral do homem é
refluxo do meio em que ele vive, ou seja, de sua sociedade.
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A
moral enquanto uma somatória de fatos da moral social vigente contraria a
doutrina. Mas para os sociólogos os fatos morais enquanto válidos devem se
respeitados.
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Os
anseios individuais contrastam os da sociedade. No entanto os indivíduos
podem e devem respeitar a ordem social desde que esta seja a representante
autêntica da Vox populi.
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Atos
corriqueiros dentro da múltiplas partes da sociedade retratam manifestações
de fenômenos sociais.
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A
força da coerção social baseada no conjunto de hábitos de uma dada sociedade
e em sua mentalidade integralmente inspirada.
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A
Sociologia usando a história para esmiuçar as instituições e oferecer então
suas causas e efeitos.
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Sem
sociedade e/ou sem indivíduo social não há Sociologia.
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Devido
as influencias da sociedade sobre os indivíduos os torna passível à mudanças
sofridas no centro das concepções da sua sociedade.
A
analise das mudanças da sociedade através dos tempos permite a possibilidade
da proteção futura, verificando a margem de erros no presente visando
corrigir-lhes.
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A
comparação como o trampolim das pesquisas.
A
função da divisão do trabalho na sociedade e suas conseqüências.
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Solidariedade
Mecânica > Espontânea, baseada na homogeneidade de seus componentes, sem
grande divisão de tarefas.
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Solidariedade
Orgânica > Marcada pela heterogeneidade, estrutura de produção em massa,
etapa de produção diferenciada. Nota-se ainda uma redução da união
trabalhista a princípio.
Sem
divisão de trabalho não há expansão.
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A
divisão das funções trabalhistas unifica os homens de forma durável, pois, os
objetivos finais quanto a produção coletiva são os mesmos.
A
divisão do trabalho não evidencia o individuo, mas sua função em si.
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A
divisão do trabalho no centro das discussões, no entanto, com seu aumento vem
a maior mobilidade individual. Contudo, mantém-se a personalidade pertinente
ao indivíduo fazendo com que este reconheça o seu papel regulador ante a
sociedade.
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A
divisão do trabalho como redentora dos trabalhadores voltados outrora para o
antigo sistema de produção artesanal.
A
educação de hoje e de ontem dividida pelas classes sociais.
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A
seleção ocupacional do trabalho dá-se inicio na infância.
Para o
equilíbrio educacional mundial, deve-se retornar para os primórdios da
humanidade.
Temos
que preencher distintas atividades laborais para uma equalização trabalhista
favorável.
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Educação
como base da consciência da coletividade.
A
educação prima pelas noções fundamentais das diversidades em geral, e da
divisão do trabalho, assim como a fixação e estabelecimento de regras acerca
das representações coletivas.
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Não há
registros da educação infantil espontânea como cita Spencer, mas a educação
imposta é parte do social visado.
A
imposição ostensiva da sociedade e seus preceitos moldam segundo suas
expectativas.
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A
educação deve impedir ações tendenciosas, arbitrárias ou contrárias as
sociais, deve estar sob controle das autoridades do estado.
A
moralidade torna implícita e contida a personalidade individual tornando-se
um sacrifício constante e que através do costume rotineiro torna-se
imperceptível aos olhos do praticante da ascese.
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A
limitação impostas aos indivíduos pelas gerações passadas faz notório a força
persuasiva de suas sanções em todos os segmentos comportamentais, assim bem
como a vigilância da consciência pública.
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Toda
inovação esta sujeita a força repreensiva da coerção.
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88
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Verificar
no mundo tangível uma força superior comunicável.
No
agregado de indivíduos com objetivos semelhantes, nota-se uma profusão
invisível de forças inexplicáveis alcançada apenas pelas crenças
particulares.
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A
abnegação de dogmas leva indivíduos à uma sensação de luto.
A
ideologia central da religião se resume em focar o anseio humano em um estágio
altruísta, moral e ético sem precedentes para si mesmo, mantendo sempre uma
postura autoritária e reguladora sobre seus membros enaltecendo seu caráter
exterior e observador. Assim sendo traz como por conseqüência o bem estar
geral.
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90
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Diferentes
tipos de suicídio dependem de fatores sócio-grupais distintos muito aquém dos
indivíduos per si, além de
condições naturais para tanto.
Ao
abordar determinados fatos, por sua causa aparente vê-se mais que com seus
afeitos apenas.
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91
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O
suicídio é primordialmente um fato social visando a priori o panorama social, e em seguida, o individual.
Explica-se satisfatoriamente este fenômeno através da exposição de seus três
diversos tipos sendo que são causados pela forma com a qual o indivíduo lida
com a sociedade e vice-versa.
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A
sociedade pode involuntariamente induzir um indivíduo deprimido ao suicídio.
Por isto, a religião por muitas vezes serve como bálsamo e assim pode
tamponar esta lacuna deixada na vida do individuo.
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93
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A
religião munida das variadas interpretações bíblicas de seus representantes
afastam de forma quase eficaz o desejo autodestrutivo do homem.
A
incerteza quanto aos anseios particulares de cada indivíduo induz o mesmo a
incerteza do valor de sua própria vida.
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94
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A
divisão do trabalho intensifica e aumenta proporcionalmente a renda social em
todos os níveis, generalizando a satisfação da sociedade.
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Aqui
segue agora a ordem do segundo texto e seus respectivos fichamentos para as
paginas atribuídas. Porém em virtude de muitos dos assuntos da supra exposta
estarem já mencionados aqui eu os abreviei.
Paginas
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Fichamento
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04
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Apoiar-se
nos adventos da revolução francesa e industrial e basear-se na influência de
obras posteriores à Durkheim, Marx e Weber para melhor entender seu legado.
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16
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A lei
do progresso iluminista lidera as idéias sociais e esmaga os preceitos da
velha ordem social, deixando de lado o indivíduo e primando pela sociedade
usando as ferramentas positivistas, regado de distintas correntes e
influências, Durkheim cria seu própria sistema e contesta verdades absolutas
de seu tempo.
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17
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A
sociologia consiste na analise da crença e comportamento expressos pela
sociedade. Estes são objetos de estudo das ciências sociais.
Aqui
relata-se alguns fatos sociais e suas características principais.
Detalhes
conceituais da sociedade.
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18
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Divergência
da ideologia social quanto à individual e participação das gerações passadas
na composição da sociedade.
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19
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Representações
sociais e seus pormenores.
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20
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Internalização
dos fatos sociais na infância.
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21
|
A
inovação depende da socialização que irá expor esta nova tendência social.
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22
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Mudanças
nas concepções sociais ao longo dos tempos e introdução as coerções da
infância.
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23
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As
regras morais X desejos individuais.
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24
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Celebração.
Símbolo de transição.
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25
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Regras
de observação da sociologia.
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26
|
A
questão da necessidade da ignorância necessária.
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27
|
“A
pratica cartesiana da dúvida”
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28
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O ser
social e o ser individual.
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29
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Consciência
coletiva e divisão do trabalho
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30
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Solidariedade
e divisão do trabalho.
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31
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Os
dois tipos de solidariedade. Solidariedade mecânica.
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32
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Solidariedade
Orgânica.
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33
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Divisão
do trabalho e individualidade.
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34
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Sanções
e suas formas repreensivas e restitutória.
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35
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O
crime e transgressão da moral.
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36
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Ação
da sociedade quanto ao individuo.
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37
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O
suicídio como fato social.
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38
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Suicídio
altruísta e egoísta.
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39
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Suicídio
Anômico.
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41
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Moral
e força bruta; Crise francesa.
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42
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Inversão
de valores. O trabalho como família e igreja.
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43
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Divisão
do trabalho enquanto agravante da anarquia social.
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44
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Soluções
para reavivar a solidariedade e a moral.
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45
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As
causas da anômia social.
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47
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Visão
quase feudal de Durkheim do devir dos homens.
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48
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A
imposição moral ante a ordem porvir.
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49
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A moral
movida pelo coletivo.
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51
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A
religião, a mais remota forma de fato social. Religião como base de
solidariedade. Religião a gênese do conhecimento.
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52
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A
razão é por sua composição a matriarca da moral.
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53
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Sociedade
como fonte de todo o conhecimento humano e de toda a sua criação.
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54
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Fenômenos
religiosos.
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