quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Modelo de Fichamento de Sociologia 3

UFRB – Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
CAHL – Centro de Artes, Humanidades e Letras
Discente: Wilson Oliveira Badaró
Cachoeira, Bahia, sexta-feira 18/06/2010

Fichamento de Introdução 

à Sociologia 3 - Max Weber

                      
CASTRO, Ana Maria de; DIAS, Edmundo Fernandes.
Introdução ao pensamento sociológico.
18. Ed. São Paulo, Centauro, 2005

OLIVEIRA BARBOSA, Maria Ligia de
QUINTANEIRO, Tânia.
Um toque de clássicos: Durkheim, Marx e Weber.
Belo Horizonte: Editora UFMG, 1995


Fichamento acerca dos textos do Weber

  • Weber como homem da era positivista e influenciado por Marx e Nietzsche.
  • A contribuição Marxista na obra de Weber se percebe no objeto do capitalismo ocidental destacando-se a infra e superestrutura.
  • Influência nietzscheana na vontade de poder e a luta antagônica de valores.
  • A sociologia aos olhos de Weber; a ciência “que pretende entender, interpretando-a, a ação social, para dessa maneira, explicá-la causalmente em seu desenvolvimento e efeitos.”
  • Ação Social é um conceito muito importante na obra weberiana que é definido como: Conduta humana (ato, omissão, permissão) dotada de um significado subjetivo dado por quem o executa.
  • Para Weber, explicar sociologicamente implica em apreender o sentido o sentido, evolução e conseqüências do ato social de um determinado indivíduo em relação a outros indivíduos.
  • Os tipos ideais consistem em averiguar a singularidade das causas.
  • Os quatro tipos puros da ação social ou os tipos ideais: 1) A ação racional com relação a fins. (Objetivo racionalizado). 2) A ação racional com relação a valores. (O grande estimar dos valores). 3) A ação tradicional (Hábitos e costumes). 4) Ação afetiva (Movida por sentimentos não premeditados).  
  • Weber afirma que estes tipos são puros e muito dificilmente serão encontrados isoladamente numa ação social em especifico.
  • Dois modos comportamentais, não sociais e desconexos quanto ao outro indivíduo a se considerar: “Ação proveniente de uma imitação e a homogênea.
  • As provenientes de uma imitação surgem no efeito - “Maria vai com as outras,” estimulada pela massa, mídia e geralmente desprovido de racionalização prévia. E a Homogênea é executada por varias pessoas simultaneamente, mas, sem objetivo comum.
  • Relação social é uma ação múltipla, reciprocamente orientada, munida de significado, que se fixa na possibilidade de agir socialmente.
  • Weber tem a racionalização como a base da análise inteligível e a emoção e os valores como elementos bloqueadores do acesso lógico e preciso desta análise em virtude de sua imprevisibilidade.
  • Relação social comunitária – fundada em sentimentos subjetivos (afetivo ou tradicional) de pertencimento mútuo que se dá entre as partes envolvidas e com base no qual a ação está reciprocamente referida.
  • Relação social associativa – fundamentada em acordos de interesses movidos pela racionalização (fins e valores).
  • “As consciências individuais são capazes de dar sentido a ação social” e este sentido é divido por vários outros indivíduos gerando assim as classes, estamentos e partidos.
  • Classe: Grupo que se encontra em uma mesma situação de classe.
  • A situação de classe: é a posição econômica no tocante a propriedade ou não dos bens e/ou habilitações que são definidos pelo mercado. (Ordem econômica)
  • Mercado: consiste no âmbito onde os homens buscam pelo poder econômico.
  • Estamentos: é uma organização social que de acordo com seu código de honra e tradições exprimem um estilo de vida intrínseco.
  • Situação estamental: indicada pela estimativa positiva ou negativa da honra e que configura a hierarquização social da posição.
  • Castas: Grupos de status hereditários onde as regalias são desigualmente distribuídas através de leis, convenções, direitos consuetudinários e rituais.
  • Partidos: organização que luta para obtenção do poder e influência política sobre o aparato de poder para assim ocupá-lo com seus prosélitos efetuando ações políticas. “O partido é uma organização que luta especificamente pelo domínio.
  • A classe para Weber é como um fenômeno unicamente econômico e a consciência de classe é algo incerto.
  • Poder&Dominação – chaves da compreensão da obra Weberiana; “o poder significa a probabilidade de impor a própria vontade dentro de uma relação social.” – “A dominação baseia-se suma probabilidade de obediência a um certo mandato.”
  • A dicotomia da dominação pelo interesse (monopólio) e da autoridade (mando e obediência).
  • Conceito de dominação II – o desejo expresso (mandato) do dominador que influência outros (dominados) que tomam como regra substancial o mandato (obediência). Ex: Pai e filho (Relação)
  • A ação social é em suma fruto da dominação.
  • Os três tipos de dominação: 1) Dominação tradicional – Do reconhecimento inimaginavelmente antigo e da orientação habitual para o conformismo. 2) A dominação carismática – Através do “dom da graça” extraordinário, intransferível e pessoal. Baseada exclusivamente no carisma. 3) Dominação legal – Baseada na fé da validade do estatuto legal e da competência funcional regidos por regras racionalizadas.
  • A influência da religião nas relações sociais, ações sociais, comportamento social, sua hierarquização sistemática e interesses políticos.
  • A teodicéia dos afortunados em prol da dominação tradicional.
  • A religião alicerçada na irracionalidade generalizada e alienação social.
  • A teodicéia e o mito da salvação das almas aos menos favorecidos como uma justificativa para seus sofrimentos e anseios. As adequações da religião face as demandas dos não-virtuosos e da ascese dos virtuosos.
  • O ascetismo e o misticismo: dois caminhos para a devoção.
  • O capitalismo para Weber é um somatório de atributos previamente racionalizados. Weber associa as religiões protestantes e seus procedimentos pragmáticos (puritanos) ao capitalismo.
  • Weber usa Franklin para enfatizar o “espírito capitalista” aliado às prioridades e condutas puritanas. (Trabalho como o regente da vida virtuosa sob ótica puritana.)
  • A vocação é para Weber: Fruto do ascetismo mundano, que se diverge do ascetismo católico em dois quesitos básicos; Na ação metodológica no mundo e no valorar do enriquecimento.
  • Intenções das ciências sociais, e as dificuldades de seleção, processo e análise dos objetos de estudos, dado a variedade de singularidades verificadas.
  • Os valores são relevantes para a seleção.
  • O tipo ideal é: “instrumento do qual o cientista se vale para guiar-se na infinitude do real,” observando-se as suas bases limitativas e hipotéticas – racionalidade, unilateralidade e caráter utópico.
  • Diferenciação de julgamentos de valor: São as necessidades e considerações práticas, historicamente colocadas, identificando e solucionando problemas. (Saber empírico).
  • Da necessidade do reconhecimento de suas tendências e ideais políticos que devem ser expostos e nunca mascarados como “Ordem social” e/ou  ”ordem racional dos fatos.”
  • Os valores vão se tornar uma guia necessário que conduz à escolha de um certo objeto pelo cientista. (Os tipos idéias)
  • Pessimismo Weberiano: “O avanço da racionalidade como decadência geral da cultura clássica.” (Desencantamento do mundo)
  • Tendência à história pragmática com descontinuidades e crises.

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