quinta-feira, 25 de abril de 2013


Proposta de Plano de Ensino com plano de Aula Incluso II

Plano com duas unidades


Wilson Oliveira Badaró, Everaldo Junior,
Antônio Ribeiro, Eliseu Santos F. Silva

                                  




Plano anual de ensino para disciplina de História para o 9° ano do ensino fundamental.



Objetivo Geral: Estimular nos alunos o pensamento crítico a partir da pluralidade evidente no mundo contemporâneo através de conteúdos organizados com base em temas geradores que contemplam o currículo de história correspondente ao 9º ano do ensino fundamental, relacionando presente e passado como formas dialógicas de perceber a história. Valorizar a multiplicidade cultural baseando-se na interpretação da política como base para se pensar uma história dos movimentos políticos humanos como fruto da influência de vários povos em diferentes países que de fato serviram como contribuintes da atual história disponível.

Justificativa: Pretende-se analisar as relações políticas do homem dentro da sociedade e seus respectivos desenvolvimentos servindo como agentes transformadores da realidade intelectual humana, fazendo a conexão destes saberes com a compreensão de uma História construída a partir destas análises específicas que remontarão uma perspectiva mais ampla da história social, política, econômica e cultura.









1° Unidade
(Tema: Política e economia coloniais)
   
Conteúdos:
A expansão marítima luso-hispânica.

  1. Os motivos da expansão e as tecnologias possibilitaram a empresa.
  2. As colonizações portuguesa e espanhola e as transformações no trabalho ameríndio.
  3. A colonização luso-hispânica: trocas e diferenças culturais evidenciadas no imediatismo da relação social.
  4. Tratados de divisão do mundo entre os portugueses e espanhóis: tensões políticas.
  5. Mitas, índios coletores, caçadores e pescadores: uma economia de demandas naturais.

Número de aulas: 14

Metodologia:
Serão ministradas aulas expositivas, abertas a debates espontâneos dos alunos.

Recursos utilizados:
O quadro de lousa, filmes e textos pré-estabelecidos, assim como os trazidos pelos alunos (em caso de pesquisa).

Atividades:
Leitura dos textos para as aulas seguintes, levando para sala de aula pelo menos uma questão problematizando o tema que será abordado.

Objetivos específicos:
Ajudar o aluno na compreensão das mudanças provocadas na vida dos povos que habitavam as terras que os europeus passaram a chamar de América, após a conquista no século XVI, comparando o modo de vida daqueles diversos grupos, narrado pelos conquistadores, com as culturas portuguesa e espanhola, identificando algumas destas mudanças no âmbito de suas produções, relações e práticas culturais diárias.
 
Conteúdos:

  1. Comércio de trocas: colonizadores e índios, uma ideia de beneficio mútuo.
  2. A América: transformações e continuidades após primeiros contatos.
  3. O cristianismo e a reação dos ameríndios.
  4. A política e a absorção dos cargos públicos na América no processo de burocratização da organização administrativa.
  5. Organização social indígena: dimensões das organizações dos Incas, Maias, Astecas e Tupi-Guarani.

Numero de aulas: 14

Metodologias:
Aulas expositivas e debates entre os alunos com intervenção esporádicas do professor.

Recursos utilizados:
O quadro de lousa e slides com imagens comparando as diferentes culturas e seus comportamentos.

Atividades:
A turma será dividida em dois grupos, cada um responsável em elaborar cinco questões que serão respondidas, oralmente, pelo outro grupo, com possíveis intervenções do professor. (Avaliação continuada)

2° Unidade
(tema: Ideologia, alteridade e exploração)


Conteúdo Programático:

                                     
1.      Mudança nas relações políticas: das trocas à exploração.
2.      Organização social modificada: a burocratização administrativa.
3.      Salvacionismo: a catequização como missão.
4.      A divisão social do trabalho e o fenômeno da formação das relações de exploração.
5.      Como a compreensão do outro implica nas relações sociais.
Número de aulas: 14

Técnicas de Ensino: Discussão e análise grupal de textos paradidáticos e preestabelecidos, apresentação de músicas com temáticas relacionadas.

Atividades para os alunos: Trabalho grupal de pesquisa para apresentação em sala de aula das diferentes fases da história das relações sociais e suas consequentes transformações.

Conteúdo Programático:


1.      Ação luso-hispânica no processo de fragmentação da sociedade ameríndia.
2.      Conflito de interesses: resistências e persistências recíprocas.
3.      Os repartimientos, requerimientos e as encomiendas: como esses conceitos foram combatidos e implantados.
4.      A chegada do negro africano na América portuguesa: exploração renovada.
5.      Escravidão africana: mudança de mão de obra e continuidade da exploração.

Número de aulas: 14

Técnicas de Ensino: Aula expositiva, utilização de áudio (músicas), debates de cunho analítico do ideário geral – ideia dos alunos acerca do tema – com orientação do professor.

Atividades para os alunos: Questionários temáticos, preparação prévia de questões individuais pelos alunos para serem feitas a outrem de forma randomizada e aplicada pelo professor.

Objetivo Especifico: Fazer com que os alunos percebam a diversidade efetiva das formas de explorações e suas permanências no mundo em constante mudança a partir da análise da existência histórica humana e esboçar um visual perspectivo para o futuro das relações sociais.

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