Proposta de Plano de Ensino com plano de Aula Incluso II
Plano com duas unidades
Wilson Oliveira Badaró, Everaldo
Junior,
Antônio Ribeiro, Eliseu Santos F. Silva
Plano anual de ensino para disciplina de História para o 9° ano do
ensino fundamental.
Objetivo Geral:
Estimular nos alunos o pensamento crítico a partir da pluralidade
evidente no mundo contemporâneo através de conteúdos organizados com base em
temas geradores que contemplam o currículo de história correspondente ao 9º ano
do ensino fundamental, relacionando presente e passado como formas dialógicas
de perceber a história. Valorizar a multiplicidade cultural baseando-se na
interpretação da política como base para se pensar uma história dos movimentos políticos
humanos como fruto da influência de vários povos em diferentes países que de
fato serviram como contribuintes da atual história disponível.
Justificativa:
Pretende-se analisar as relações políticas do homem dentro da sociedade e
seus respectivos desenvolvimentos servindo como agentes transformadores da
realidade intelectual humana, fazendo a conexão destes saberes com a compreensão
de uma História construída a partir destas análises específicas que remontarão
uma perspectiva mais ampla da história social, política, econômica e cultura.
1° Unidade
(Tema: Política e
economia coloniais)
Conteúdos:
A expansão
marítima luso-hispânica.
- Os motivos da expansão e as tecnologias possibilitaram a empresa.
- As colonizações portuguesa e espanhola e as transformações no trabalho ameríndio.
- A colonização luso-hispânica: trocas e diferenças culturais evidenciadas no imediatismo da relação social.
- Tratados de divisão do mundo entre os portugueses e espanhóis: tensões políticas.
- Mitas, índios coletores, caçadores e pescadores: uma economia de demandas naturais.
Número de aulas: 14
Metodologia:
Serão
ministradas aulas expositivas, abertas a debates espontâneos dos alunos.
Recursos utilizados:
O quadro de
lousa, filmes e textos pré-estabelecidos, assim como os trazidos pelos alunos (em
caso de pesquisa).
Atividades:
Leitura dos
textos para as aulas seguintes, levando para sala de aula pelo menos uma
questão problematizando o tema que será abordado.
Objetivos específicos:
Ajudar o aluno
na compreensão das mudanças provocadas na vida dos povos que habitavam as
terras que os europeus passaram a chamar de América, após a conquista no século
XVI, comparando o modo de vida daqueles diversos grupos, narrado pelos
conquistadores, com as culturas portuguesa e espanhola, identificando algumas
destas mudanças no âmbito de suas produções, relações e práticas culturais
diárias.
Conteúdos:
- Comércio de trocas: colonizadores e índios, uma ideia de beneficio mútuo.
- A América: transformações e continuidades após primeiros contatos.
- O cristianismo e a reação dos ameríndios.
- A política e a absorção dos cargos públicos na América no processo de burocratização da organização administrativa.
- Organização social indígena: dimensões das organizações dos Incas, Maias, Astecas e Tupi-Guarani.
Numero de aulas: 14
Metodologias:
Aulas expositivas
e debates entre os alunos com intervenção esporádicas do professor.
Recursos utilizados:
O quadro de
lousa e slides com imagens comparando as diferentes culturas e seus
comportamentos.
Atividades:
A turma será
dividida em dois grupos, cada um responsável em elaborar cinco questões que serão
respondidas, oralmente, pelo outro grupo, com possíveis intervenções do
professor. (Avaliação continuada)
2° Unidade
(tema: Ideologia, alteridade e exploração)
Conteúdo Programático:
1.
Mudança nas relações políticas: das
trocas à exploração.
2.
Organização social modificada: a
burocratização administrativa.
3.
Salvacionismo: a catequização como
missão.
4.
A divisão social do trabalho e o
fenômeno da formação das relações de exploração.
5.
Como a compreensão do outro implica nas
relações sociais.
Número de aulas: 14
Técnicas de Ensino: Discussão e análise
grupal de textos paradidáticos e preestabelecidos, apresentação de músicas com
temáticas relacionadas.
Atividades para os alunos: Trabalho
grupal de pesquisa para apresentação em sala de aula das diferentes fases da
história das relações sociais e suas consequentes transformações.
Conteúdo Programático:
1.
Ação luso-hispânica no processo de
fragmentação da sociedade ameríndia.
2.
Conflito de interesses: resistências e
persistências recíprocas.
3.
Os repartimientos, requerimientos e
as encomiendas: como esses
conceitos foram combatidos e implantados.
4.
A chegada do negro africano na América portuguesa: exploração renovada.
5.
Escravidão africana: mudança de mão de
obra e continuidade da exploração.
Número de aulas: 14
Técnicas de Ensino: Aula expositiva,
utilização de áudio (músicas), debates de cunho analítico do ideário geral –
ideia dos alunos acerca do tema – com orientação do professor.
Atividades para os alunos: Questionários
temáticos, preparação prévia de questões individuais pelos alunos para serem
feitas a outrem de forma randomizada e aplicada pelo professor.
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