Proposta de Plano de Ensino com plano de Aula Incluso.
Plano com quatro unidades.
Wilson Oliveira Badaró, Everaldo
Junior,
Antônio Ribeiro, Eliseu Santos F. Silva
Plano anual de ensino para disciplina de História para o 9° ano do
ensino fundamental.
Objetivo Geral: Estimular nos alunos o pensamento
crítico a partir da pluralidade evidente no mundo contemporâneo através de
conteúdos organizados com base em temas geradores que contemplam o currículo de
história correspondente ao 2º ano do ensino médio. A partir desta proposta, distanciar-se
da abordagem histórica tradicional, e valorizar a multiplicidade cultural baseando-se
na interpretação do trabalho como meta para se pensar uma história geral como fruto
da influência de vários povos que de fato serviram como contribuintes da atual
história disponível.
Justificativa: Explorar as relações do trabalho e do
desenvolvimento das forças produtivas do homem dentro da sociedade como agentes
transformadores da realidade material e intelectual humanas, fazendo a conexão
destes saberes à compreensão de uma História construída a partir destas
análises específicas que remontarão uma perspectiva mais ampla da História
Sócio-cultural.
1° Unidade
(Tema: Trabalho,
religião e Diversidade Cultural)
Objetivos gerais:
Desenvolver nos
alunos uma visão crítica sobre as diversas culturas existentes no extenso
território explorado pelos europeus no período da expansão comercial a partir
do século XVI, dando ênfase aos continentes América e África por serem os que
mais sofreram transformações, devido o contato com os europeus. Romper com a
concepção eurocêntrica acerca da cultura dominante levando-os a entender que
não existe superioridade cultural entre distintos povos, mas sim, diferenças
entre eles, explicitando e caracterizando valores próprios partindo da temática
das forças produtivas e trabalho como principal ponto comparativo.
Justificativa:
Porque o
trabalho voltado para questões ligadas à diversidade cultural, em constante
consonância com aspectos da pluralidade dos povos, que ao mesmo tempo fundem-se
no processo civilizacional maior de organização do Novo Mundo, explica através
da sua variedade, as diversas gamas de possibilidade de transformação da
realidade. Visualizando os “descobridores” e constituindo-se na gênese da resignificação
dos envolvidos, permitindo um maior alargamento de visões no que tange o
sentido de diversidade cultural.
Objetivos específicos:
Abordar questões
sobre o cenário político e econômico da Europa do final do século XV, os
principais motivos que levaram Portugal e Espanha a lançarem-se nas grandes
navegações e perceber como a concepção temporal de superioridade sobre os povos
conquistados se cristalizou, valorizando, claro, as forças produtivas de ambos
os lados, ou seja, de conquistados e conquistadores.
Conteúdos:
A expansão
marítima européia.
- Os motivos da expansão e as tecnologias possibilitaram a empresa.
- A colonização portuguesa e as transformações no trabalho ameríndio.
- A colonização espanhola e trocas culturais para o trabalho.
- Comerciantes judeus e sua contribuição para a expansão marítima portuguesa:
a)
Discussão sobre os judeus sefaraditas e asquenazitas.
b)
Sobre a diáspora em 70 d.C.
c)
Sobre o processo de "desetnização" judaica.
(Impactos do passado atualmente)
Número de aulas: 04
Metodologia:
Serão
ministradas aulas expositivas, abertas a debates espontâneos dos alunos.
Recursos utilizados:
O quadro de
lousa, filmes e textos pré-estabelecidos, assim como os trazidos pelos alunos
(caso haja pesquisa).
Atividades:
Leitura dos
textos para as aulas seguintes, levando para sala de aula pelo menos uma
questão sobre o tema que será abordado.
Objetivos específicos:
Ajudar o aluno
na compreensão das mudanças provocadas na vida dos povos que habitavam as
terras que os europeus passaram a chamar de América, após a conquista no século
XVI, comparando o modo de vida daqueles diversos grupos, narrado pelos
conquistadores, com a cultura portuguesa, identificando algumas destas mudanças
no âmbito de suas produções diárias.
Conteúdos:
- A América portuguesa: Transformações e continuidades.
- O cristianismo e a contemplação.
- Os novo-cristãos e absorção dos cargos públicos em Portugal e na América.
- Os índios na forma mais ampla de sua produção imaterial.
Numero de aulas: 06
Metodologias:
Aulas
expositivas e debates entre os alunos com intervenção esporádicas do professor.
Recursos utilizados:
O quadro de
lousa e slides com imagens comparando as diferentes culturas e seus
comportamentos.
Atividades:
A turma será
dividida em dois grupos, cada um responsável em elaborar cinco questões que
será respondido, oralmente, pelo outro grupo, com possíveis intervenções do
professor. (Avaliação continuada)
Objetivos específicos:
Após o estudo
sobre o judaísmo, identificar as diversidades econômicas e culturais presentes no
mundo, confrontando com as representações da produção material existente nas
diversas culturas do mundo.
Conteúdos:
- Multiculturalismo prático e diversidade laboral.
- As diversas manifestações culturais judaicas e conceito de trabalho corporal.
- As semelhanças entre as religiões, antes e após a invasão européia na América.
Numero de aulas: 04
Metodologia:
Aulas
expositivas abertas para debates.
Recursos utilizados:
Quadro de lousa
e slides.
Atividades:
Será
desenvolvido um trabalho em equipes, onde a turma divida em três grupos, o
primeiro representará os portugueses, o segundo representará os judeus e o
terceiro grupo, representando os povos que viviam na America antes da chegada
dos europeus.
Referencia Bibliográfica:
THOMAZ, Luiz
Felipe F. R. Expansão Portuguesa e
Expansão a Européia – Reflexão em torno do descobrimento.
SERIACOP,
Gislane Campos Azevedo. História
(ensino médio).
TODOROV, Tzvetan.
A conquista da América.
LIMA, Raul M. S.
. O Movimento Regionalista e os Judeus
em Gilberto Freyre. In: IV Encontro Nacional do Arquivo Histórico Judaico
Brasileiro, 2005, São Paulo. Disponível em < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8152/tde-12112007-132347/pt-br.php
> Acesso em: 25 de abril de 2012.
BLECH, Rabino
Benjamin. O Mais Completo Guia Sobre o Judaísmo. Editora: Sefer.
MATTOSO, José.
História de Portugal. (Direcção) Vol. 3. Lisboa: Editorial Estampa, 1997.
AVIGDOR, Renée. Judeus, sinagogas e rabinos: O judaísmo
em São Paulo em mudança. Tese (Doutorado em Sociologia) São Paulo, Universidade
de São Paulo, 2010.
2° Unidade
(tema: trabalho no mundo e diversidade trabalhista)
Objetivo especifico: Propiciar a experiência da
multiplicidade temporal da idéia de trabalho enquanto ofício geral humano e
como tal ação humana se desenvolveu em épocas anteriores à contemporaneidade.
Conteúdo Programático:
1.
O trabalho no Egito antigo, escravo ou
compulsório? Relações remotas com o judaísmo.
2.
O campesinato e a servidão no medievo.
3.
Trabalho no quilombo do oitizeiro.
4.
A divisão social do trabalho e o
fenômeno da formação dos sindicatos trabalhistas.
Número de aulas: 06
Técnicas de Ensino: Discussão e análise
grupal de textos paradidáticos e preestabelecidos, apresentação de filme.
Atividades para os alunos: Trabalho
grupal de pesquisa para apresentação em sala de aula das diferentes fases da
história do trabalho.
Objetivo específico: Motivar nos alunos a percepção
das transformações humanas acordando com as descobertas nos campos cientifico e
técnico através dos séculos e como tais transformações influenciam a identidade
e cultura de uma determinada sociedade por meio analógico.
Conteúdo Programático:
1.
Distinção e justificativas das três
formas de trabalho vistas até aqui: Trabalho compulsório, escravo e servidão.
2.
As revoluções científica, política e
cultural e o impacto no trabalho dos séc. XVI ao XIX: da ilustração ao barroco
e do barroco ao à revolução industrial.
3.
Contribuições dos povos nas revoluções científicas.
4.
O trabalho assalariado dentro dos moldes
capitalista e suas implicações.
Número de aulas: 06
Técnicas de Ensino: Aula expositiva, utilização de áudio (músicas),
debates de cunho analítico do ideário geral – ideia dos alunos acerca do tema –
com orientação do professor.
Atividades para os alunos: Questionários temáticos, preparação
prévia de questões individuais pelos alunos para serem feitas a outrem de forma
randomizada e aplicada pelo professor.
Objetivo Especifico: Fazer com que os alunos percebam
a diversidade efetiva das formas de trabalho e forças produtivas e suas
aplicabilidades no mundo em constante mudança a partir da análise de sua
existência histórica e esboçar um visual perspectivo para o futuro.
Conteúdo programático:
1.
O trabalho escravo no Brasil e na Europa:
Similitudes e diferenças.
2.
Os ameríndios e sua organização
tributária redistributiva.
3.
Os orientais e as dinastias
influenciando as forças produtivas.
4.
Finalização do tema: Reflexão genética
do trabalho e debate quanto à ficção da possível “escatologia do trabalho
convencional” ante as evoluções tecnológicas.
Numero de aulas: 06
Técnicas de Ensino: Apresentação de slides selecionados, uso de material
iconográfico para fixação e análise do ideário contextual e trabalhar o
imaginário, aulas expositivas.
Atividades para os alunos: Questionários,
criação de folders e cartazes
convidativos para apresentação em feira de história anual.
Referencia Bibliográfica:
FINLEY, M. I. A Economia Antiga. 2ª Ed. Porto:
Edições Afrontamento, 1986.
CARDOSO, Ciro
Flamarion S. O Egito Antigo. São
Paulo: Brasiliense, 1996.
CARR, Edward
Hallet. Que é História. 3ª Ed. Rio
de Janeiro: Paz e Terra, 1982.
REIS , João José
e GOMES, Flávio dos Santos (Organizadores) Liberdade
por um fio. São Paulo: Companhia das letras, 1996.
SERIACOPI,
Gislane Campos Azevedo. História: Volume
Único. 1ª Ed. São Paulo: Ática, 2005.
BASCHET, Jèrome.
A Civilização Feudal: do ano mil à
colonização da América. São Paulo: Globo, 2006.
QUINTANEIRO,
Tânia. Um toque de clássicos.
Durkheim, Marx, Weber e Parsons. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1995.
CASTRO, Ana
Maria de & Dias, Edmundo Fernandes. Introdução ao pensamento sociológico.
São Paulo: Ed. Centauro, 2005.
ROUSSEAU,
Jean-Jacques. A origem da desigualdade. Disponível em www.jhar.org em 05/12/2010
MARX, Karl. O manifesto do partido comunista.
Disponível em www.jhar.org em 05/12/2010
SOUSTELLE,
Jacques. A civilização Asteca. Rio
de Janeiro: Zahar, 2002.
SILVA, Alberto
da Costa e. A História da África e sua
importância para o Brasil. In: Um rio chamado Atlântico – A África no
Brasil e o Brasil na África. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2003.
SILVA, Alberto
da Costa e. A enxada e a lança. A
África antes dos portugueses. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006.
APPIAH, Kwame
Anthony. Na casa de meu pai: a África
na filosofia da cultura. Rio de Janeiro: Contraponto, 1998.
OLIVER, Roland. A
experiência africana. Da pré-história aos dias atuais. Rio de Janeiro:
Jorge Zahar Editores, 1994.
CHILDE, V. G. A evolução cultural do homem. Rio de
Janeiro: Zahar Editores, 1978.
ARAUJO JÚNIOR, A.
G. No ventre da baleia: o mundo de um
padre judaizante no século XVIII. Disponível em < http://bdtd.ibict.br/ > Acesso em: 25 de
abril de 2012.
3° Unidade
(Tema: Religião e cidadania)
Objetivo específico: Tratar da
importância das diferentes culturas constitutivas da sociedade brasileira e das
transformações que hoje evidenciamos, junto
à busca pela dignidade enquanto cidadãos e religiosos dentro de uma perspectiva
histórica.
Conteúdo:
- As distintas sociedades no Brasil plural hoje, com suas distintas formas de produzir.
- Inclusão e exclusão no meio profissional e citadino.
- O Brasil e sua dívida histórica com os diversos povos que o construiu.
- As religiões e suas atividades no Brasil colônia.
Número de aulas: 04
Técnica de ensino: Apresentação de
artigo, leitura e interpretação textual.
Atividades para
os alunos: pesquisa orientada e debates.
Atividades para os alunos: Aplicação de provas de múltipla escolha e testes
de sondagem do conhecimento anterior a prova.
Objetivo específico: Conhecer os
fatores históricos que nortearam as transformações da cidadania e da religião
nos séculos XIX e XX destacando em si, a importância da relação
presente/passado para o estudo da cidadania e do adepto de diferentes religiões.
Conteúdo:
- Cidadania no século XIX e inicio do XX e sua relação com a ocupação religiosa.
- O papel do cidadão na sociedade de classes e a religião no Brasil.
- Conceito de cidadania e de religiosidade no Brasil e no Mundo.
Número de aulas: 04
Técnica de ensino: Leitura, análise e
interpretação de texto com debates entre os alunos.
Atividade para os alunos: Produção de
seminário e uma avaliação oral com perguntas individuais.
Objetivo específico: Estabelecer
relações entre o passado e o presente, discutindo a origem filosóficas da
religião e da cidadania e seus significados através dos tempos.
Ampliar o
conceito de trabalho e religião, analisando suas relações estritas com o poder.
Conteúdo:
- Origem da cidadania e da religião.
- Suas transformações no tempo e no espaço.
- Suas implicações para a vida na atualidade.
- Religiões, similitudes e distinções.
Número de aulas: 04
Técnicas de ensino: aula expositiva e
dialógica com intervenção de debates e utilização de textos selecionados.
Organização de seminários.
Atividades para os alunos: Produção de
um texto no qual serão elencadas as principais diferenças entre conceito de
cidadania e religião na sua origem e sua significação hoje. Seminários expositivos
das diferenças religiosas.
Objetivos específicos:
Estimular um
posicionamento crítico acerca da segregação social e cultural valendo-se dos
temas geradores abordados nesta unidade.
Descontruir a
visão piedosa sobre os que são alijados da participação social em virtude de
sua posição na religião ou estigmatização religiosa enquanto cidadãos.
Estabelecer uma
relação comparativa entre as classes sociais Brasileiras e seus conceitos de
cidadania e religião.
Conteúdo:
- Concepções de cidadania e religião no Brasil monárquico.
- Cidadania e religião enquanto forma de segregação social e racial.
- Cidadania do no novo mundo e relações sócio-religiosas.
- O que é ser um religioso declarado no Brasil?
Número de aulas: 04
Técnicas de ensino:
Aula expositiva
e dialógica, apresentação do filme Shoah - Claude Lanzmann; Filme - A Luz É Para Todos - Moss
Hart
Atividades para os alunos:
Pesquisa sobre o
surgimento do racismo como projeto cientifico e político.
Dinâmica em
grupo, discussão sobre cidadania e religião no Brasil e suas implicações entre judeus.
Referencia Bibliográfica
MATTOS,
Hebe. Escravidão e Cidadania no Brasil Monárquico. Rio de Janeiro, Jorge Zahar
Ed., 2000;
CARVALHO,
José Murilo. Cidadania no Brasil. O Longo Caminho.
DALLARI,
D.A. Direitos Humanos e Cidadania. São Paulo: Moderna, 1998. p.14
TOURAINE,
A. Crítica da Modernidade. O que é democracia? 6.ed. São Paulo: Vozes,
2000. 348p
Projeto
Araribá: história/organizadora. Editora Moderna; 2.ed – São Paulo: Moderna,
2007
Filmes - A
Luz É Para Todos - Moss Hart ; Shoah
- Claude Lanzmann
BLECH,
Rabino Benjamin. O Mais Completo Guia Sobre o Judaísmo. Editora: Sefer.
4° Unidade
(Tema: A religião como elemento construtivo
da Identidade Nacional)
Objetivo Específico: Apresentar aos
alunos de forma reflexiva, os pressupostos que, de forma geral, tendem a
corresponder ao desenvolvimento de uma identidade comum ao povo brasileiro,
contrastando diferentes etnias, que são em grande medida, as raízes de onde
brotou uma sociedade plural. Tal enfoque é feito no sentido de sinalizar para
as continuidades e permanências relativas à formação social e cultural do
Brasil e como a religião serve de elemento gerador de solidariedade e
ferramenta de sentimento de pertencimento.
Conteúdos:
- Brasil
– um país multiétinico.
- Formação do povo brasileiro e construção da nação através das religiões.
- Herança cultural e ideológica multiétnica.
- Religiões, bases para a formação das identidades culturais.
Número de Aulas: 04
Técnicas de Ensino: Aula expositiva,
com intervenções de debates e utilização de textos pré-estabelecidos.
Atividades para os alunos: Questionários
aliados a interpelação espontânea individual e mútua.
Objetivo Especifico: Contextualizar,
discutir e sistematizar o conhecimento acerca da contribuição dos povos
formadores do sentimento de pertença e suas formas de transformação da natureza
ao seu redor, como principio dos parâmetros de estabilidade entre diversos
grupos étnicos e sua convivência harmoniosa dentro de uma mesma área
territorial.
Conteúdo:
1.
Do vocabulário aos costumes, a
identidade brasileira tem origem no outro lado do Atlântico.
2.
A religião, o trabalho, o sincretismo e
as regras para uma convivência harmoniosa.
3.
Indígenas, portugueses, africanos Brasil
três continentes em um e abertura a todos os outros.
4.
Tradição do Pessach em todo o Brasil, uma herança judaica velada.
Número de Aulas: 08
Técnicas de Ensino: Aula expositiva,
apresentação e análise de iconografias.
Atividade para os alunos: Produção de
cartazes em grupo, levando em consideração a arte produzida, o trabalho e suas
formas nas diferentes sociedades étnicas e suas especificidades.
Objetivo Específico: Assegurar as
discussões acerca do papel da cultura popular nacional, como ponto de parida
para o entendimento das diferentes matrizes culturais que a compõem. Explicitando, consequentemente, o produto
cultural final a partir dos intelectuais no final do século XIX e início do XX
no Brasil em contrapartida a repressão do Estado, percebendo todas as
atividades envolvidas neste processo como trabalho.
Conteúdos:
- Muitas formas de falar, uma só forma de entender.
2.
A tradição religiosa e defesa da cultura
popular.
3.
O Estado brasileiro e a política de
estado laico.
Número de Aulas: 04
Técnicas de Ensino: Aula expositiva,
apresentação de filme e iconografias.
Atividades para os alunos: Dinâmica em
grupo, produção de cartazes, com criação de legendas elaboradas pelos próprios
alunos, referente às imagens selecionadas.
Referencia Bibliográfica:
PERROT,
Michelle. Os excluídos da história. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.
GUIMARÃES,
Antônio Sérgio. Classes, raças e
democracia. São Paulo: Editora 34, 2002.
MUNANGA,
Kabengele. Origens africanas do Brasil
contemporâneo. Histórias, línguas, culturas e civilizações. São Paulo:
Global, 2009.
VIANNA,
Walney Terizinha De Marino. Consciência
Negra: uma reflexão critica sobre a história e a cultura afro-brasileira. Curitiba,
PR: Editora Recomeço, 2006.
NEUSNER,
Jacob. Introdução ao Judaísmo. Editora: Imago.
BAHBOUT,
Scialom. Judaísmo - História - Cultura - Preceitos e Festas. Editora:
Globo.
REHFELD,
Walter. Nas Sendas do Judaísmo. Editora: Perspectiva.
Obs: As avaliações de aprendizagem
serão desenvolvidas de forma processual à medida que os conteúdos forem
trabalhados em cada unidade e no sentido cumulativo, distanciando-se, na medida do possível da prática habitual
das escolas que através de provas e testes determinam a qualidade da
aprendizagem por parte dos alunos.
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