quinta-feira, 25 de abril de 2013



Proposta de Plano de Ensino com plano de Aula Incluso.

Plano com quatro unidades.


Wilson Oliveira Badaró, Everaldo Junior,
Antônio Ribeiro, Eliseu Santos F. Silva

                                  




Plano anual de ensino para disciplina de História para o 9° ano do ensino fundamental.



Objetivo Geral: Estimular nos alunos o pensamento crítico a partir da pluralidade evidente no mundo contemporâneo através de conteúdos organizados com base em temas geradores que contemplam o currículo de história correspondente ao 2º ano do ensino médio. A partir desta proposta, distanciar-se da abordagem histórica tradicional, e valorizar a multiplicidade cultural baseando-se na interpretação do trabalho como meta para se pensar uma história geral como fruto da influência de vários povos que de fato serviram como contribuintes da atual história disponível.

Justificativa: Explorar as relações do trabalho e do desenvolvimento das forças produtivas do homem dentro da sociedade como agentes transformadores da realidade material e intelectual humanas, fazendo a conexão destes saberes à compreensão de uma História construída a partir destas análises específicas que remontarão uma perspectiva mais ampla da História Sócio-cultural.



1° Unidade
(Tema: Trabalho, religião e Diversidade Cultural)
   
Objetivos gerais:
Desenvolver nos alunos uma visão crítica sobre as diversas culturas existentes no extenso território explorado pelos europeus no período da expansão comercial a partir do século XVI, dando ênfase aos continentes América e África por serem os que mais sofreram transformações, devido o contato com os europeus. Romper com a concepção eurocêntrica acerca da cultura dominante levando-os a entender que não existe superioridade cultural entre distintos povos, mas sim, diferenças entre eles, explicitando e caracterizando valores próprios partindo da temática das forças produtivas e trabalho como principal ponto comparativo.

Justificativa:
Porque o trabalho voltado para questões ligadas à diversidade cultural, em constante consonância com aspectos da pluralidade dos povos, que ao mesmo tempo fundem-se no processo civilizacional maior de organização do Novo Mundo, explica através da sua variedade, as diversas gamas de possibilidade de transformação da realidade. Visualizando os “descobridores” e constituindo-se na gênese da resignificação dos envolvidos, permitindo um maior alargamento de visões no que tange o sentido de diversidade cultural.    

Objetivos específicos:
Abordar questões sobre o cenário político e econômico da Europa do final do século XV, os principais motivos que levaram Portugal e Espanha a lançarem-se nas grandes navegações e perceber como a concepção temporal de superioridade sobre os povos conquistados se cristalizou, valorizando, claro, as forças produtivas de ambos os lados, ou seja, de conquistados e conquistadores. 

Conteúdos:
A expansão marítima européia.

  1. Os motivos da expansão e as tecnologias possibilitaram a empresa.
  2. A colonização portuguesa e as transformações no trabalho ameríndio.
  3. A colonização espanhola e trocas culturais para o trabalho.
  4. Comerciantes judeus e sua contribuição para a expansão marítima portuguesa:
a)      Discussão sobre os judeus sefaraditas e asquenazitas.
b)      Sobre a diáspora em 70 d.C.
c)      Sobre o processo de "desetnização" judaica. (Impactos do passado atualmente)

Número de aulas: 04

Metodologia:
Serão ministradas aulas expositivas, abertas a debates espontâneos dos alunos.

Recursos utilizados:
O quadro de lousa, filmes e textos pré-estabelecidos, assim como os trazidos pelos alunos (caso haja pesquisa).

Atividades:
Leitura dos textos para as aulas seguintes, levando para sala de aula pelo menos uma questão sobre o tema que será abordado.

Objetivos específicos:
Ajudar o aluno na compreensão das mudanças provocadas na vida dos povos que habitavam as terras que os europeus passaram a chamar de América, após a conquista no século XVI, comparando o modo de vida daqueles diversos grupos, narrado pelos conquistadores, com a cultura portuguesa, identificando algumas destas mudanças no âmbito de suas produções diárias.
 
Conteúdos:

  1. A América portuguesa: Transformações e continuidades.
  2. O cristianismo e a contemplação.
  3. Os novo-cristãos e absorção dos cargos públicos em Portugal e na América.
  4. Os índios na forma mais ampla de sua produção imaterial.

Numero de aulas: 06

Metodologias:
Aulas expositivas e debates entre os alunos com intervenção esporádicas do professor.

Recursos utilizados:
O quadro de lousa e slides com imagens comparando as diferentes culturas e seus comportamentos.

Atividades:
A turma será dividida em dois grupos, cada um responsável em elaborar cinco questões que será respondido, oralmente, pelo outro grupo, com possíveis intervenções do professor. (Avaliação continuada)

Objetivos específicos:
Após o estudo sobre o judaísmo, identificar as diversidades econômicas e culturais presentes no mundo, confrontando com as representações da produção material existente nas diversas culturas do mundo.

Conteúdos:

  1. Multiculturalismo prático e diversidade laboral.
  2. As diversas manifestações culturais judaicas e conceito de trabalho corporal.
  3. As semelhanças entre as religiões, antes e após a invasão européia na América.

Numero de aulas: 04
  
Metodologia:
Aulas expositivas abertas para debates.

Recursos utilizados: 
Quadro de lousa e slides.

Atividades:
Será desenvolvido um trabalho em equipes, onde a turma divida em três grupos, o primeiro representará os portugueses, o segundo representará os judeus e o terceiro grupo, representando os povos que viviam na America antes da chegada dos europeus.

Referencia Bibliográfica:

THOMAZ, Luiz Felipe F. R. Expansão Portuguesa e Expansão a Européia – Reflexão em torno do descobrimento.
SERIACOP, Gislane Campos Azevedo. História (ensino médio).
TODOROV, Tzvetan. A conquista da América.
LIMA, Raul M. S. . O Movimento Regionalista e os Judeus em Gilberto Freyre. In: IV Encontro Nacional do Arquivo Histórico Judaico Brasileiro, 2005, São Paulo. Disponível em < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8152/tde-12112007-132347/pt-br.php > Acesso em: 25 de abril de 2012.
BLECH, Rabino Benjamin. O Mais Completo Guia Sobre o Judaísmo. Editora: Sefer.
MATTOSO, José. História de Portugal. (Direcção) Vol. 3. Lisboa: Editorial Estampa, 1997.
AVIGDOR, Renée. Judeus, sinagogas e rabinos: O judaísmo em São Paulo em mudança. Tese (Doutorado em Sociologia) São Paulo, Universidade de São Paulo, 2010.


2° Unidade
(tema: trabalho no mundo e diversidade trabalhista)


Objetivo especifico: Propiciar a experiência da multiplicidade temporal da idéia de trabalho enquanto ofício geral humano e como tal ação humana se desenvolveu em épocas anteriores à contemporaneidade.

Conteúdo Programático:

                                     
1.      O trabalho no Egito antigo, escravo ou compulsório? Relações remotas com o judaísmo.
2.      O campesinato e a servidão no medievo.
3.      Trabalho no quilombo do oitizeiro.
4.      A divisão social do trabalho e o fenômeno da formação dos sindicatos trabalhistas.
Número de aulas: 06

Técnicas de Ensino: Discussão e análise grupal de textos paradidáticos e preestabelecidos, apresentação de filme.

Atividades para os alunos: Trabalho grupal de pesquisa para apresentação em sala de aula das diferentes fases da história do trabalho.

Objetivo específico: Motivar nos alunos a percepção das transformações humanas acordando com as descobertas nos campos cientifico e técnico através dos séculos e como tais transformações influenciam a identidade e cultura de uma determinada sociedade por meio analógico.

Conteúdo Programático:


1.      Distinção e justificativas das três formas de trabalho vistas até aqui: Trabalho compulsório, escravo e servidão.
2.      As revoluções científica, política e cultural e o impacto no trabalho dos séc. XVI ao XIX: da ilustração ao barroco e do barroco ao à revolução industrial.
3.      Contribuições dos povos nas revoluções científicas.
4.      O trabalho assalariado dentro dos moldes capitalista e suas implicações.

Número de aulas: 06

Técnicas de Ensino: Aula expositiva, utilização de áudio (músicas), debates de cunho analítico do ideário geral – ideia dos alunos acerca do tema – com orientação do professor.

Atividades para os alunos: Questionários temáticos, preparação prévia de questões individuais pelos alunos para serem feitas a outrem de forma randomizada e aplicada pelo professor.

Objetivo Especifico: Fazer com que os alunos percebam a diversidade efetiva das formas de trabalho e forças produtivas e suas aplicabilidades no mundo em constante mudança a partir da análise de sua existência histórica e esboçar um visual perspectivo para o futuro.

Conteúdo programático:


1.      O trabalho escravo no Brasil e na Europa: Similitudes e diferenças.
2.      Os ameríndios e sua organização tributária redistributiva.
3.      Os orientais e as dinastias influenciando as forças produtivas.
4.      Finalização do tema: Reflexão genética do trabalho e debate quanto à ficção da possível “escatologia do trabalho convencional” ante as evoluções tecnológicas.

Numero de aulas: 06

Técnicas de Ensino: Apresentação de slides selecionados, uso de material iconográfico para fixação e análise do ideário contextual e trabalhar o imaginário, aulas expositivas.

Atividades para os alunos: Questionários, criação de folders e cartazes convidativos para apresentação em feira de história anual.   

Referencia Bibliográfica:


FINLEY, M. I. A Economia Antiga. 2ª Ed. Porto: Edições Afrontamento, 1986.
CARDOSO, Ciro Flamarion S. O Egito Antigo. São Paulo: Brasiliense, 1996.
CARR, Edward Hallet. Que é História. 3ª Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.
REIS , João José e GOMES, Flávio dos Santos (Organizadores) Liberdade por um fio. São Paulo: Companhia das letras, 1996.
SERIACOPI, Gislane Campos Azevedo. História: Volume Único. 1ª Ed. São Paulo: Ática, 2005.
BASCHET, Jèrome. A Civilização Feudal: do ano mil à colonização da América. São Paulo: Globo, 2006.
QUINTANEIRO, Tânia. Um toque de clássicos. Durkheim, Marx, Weber e Parsons. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1995.
CASTRO, Ana Maria de & Dias, Edmundo Fernandes. Introdução ao pensamento sociológico. São Paulo: Ed. Centauro, 2005.
ROUSSEAU, Jean-Jacques.  A origem da desigualdade. Disponível em www.jhar.org em 05/12/2010
MARX, Karl. O manifesto do partido comunista. Disponível em www.jhar.org em 05/12/2010
SOUSTELLE, Jacques. A civilização Asteca. Rio de Janeiro: Zahar, 2002.
SILVA, Alberto da Costa e. A História da África e sua importância para o Brasil. In: Um rio chamado Atlântico – A África no Brasil e o Brasil na África. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2003.
SILVA, Alberto da Costa e. A enxada e a lança. A África antes dos portugueses. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006.
APPIAH, Kwame Anthony. Na casa de meu pai: a África na filosofia da cultura. Rio de Janeiro: Contraponto, 1998.
OLIVER, Roland.  A experiência africana. Da pré-história aos dias atuais. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editores, 1994.
CHILDE, V. G. A evolução cultural do homem. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1978.
ARAUJO JÚNIOR, A. G. No ventre da baleia: o mundo de um padre judaizante no século XVIII. Disponível em < http://bdtd.ibict.br/ > Acesso em: 25 de abril de 2012.


3° Unidade
(Tema: Religião e cidadania)

Objetivo específico: Tratar da importância das diferentes culturas constitutivas da sociedade brasileira e das transformações que hoje evidenciamos,  junto à busca pela dignidade enquanto cidadãos e religiosos dentro de uma perspectiva histórica.

Conteúdo:

  1. As distintas sociedades no Brasil plural hoje, com suas distintas formas de produzir.
  2. Inclusão e exclusão no meio profissional e citadino.
  3. O Brasil e sua dívida histórica com os diversos povos que o construiu.
  4. As religiões e suas atividades no Brasil colônia.
                             
Número de aulas: 04

Técnica de ensino: Apresentação de artigo, leitura e interpretação textual. 
Atividades para os alunos: pesquisa orientada e debates.

Atividades para os alunos: Aplicação de provas de múltipla escolha e testes de sondagem do conhecimento anterior a prova.

Objetivo específico: Conhecer os fatores históricos que nortearam as transformações da cidadania e da religião nos séculos XIX e XX destacando em si, a importância da relação presente/passado para o estudo da cidadania e do adepto de diferentes religiões.

Conteúdo:

  1. Cidadania no século XIX e inicio do XX e sua relação com a ocupação religiosa.
  2. O papel do cidadão na sociedade de classes e a religião no Brasil.
  3. Conceito de cidadania e de religiosidade no Brasil e no Mundo.

Número de aulas: 04

Técnica de ensino: Leitura, análise e interpretação de texto com debates entre os alunos.

Atividade para os alunos: Produção de seminário e uma avaliação oral com perguntas individuais.

Objetivo específico: Estabelecer relações entre o passado e o presente, discutindo a origem filosóficas da religião e da cidadania e seus significados através dos tempos.
Ampliar o conceito de trabalho e religião, analisando suas relações estritas com o poder.

Conteúdo:

  1. Origem da cidadania e da religião.
  2. Suas transformações no tempo e no espaço.
  3. Suas implicações para a vida na atualidade.
  4. Religiões, similitudes e distinções.

Número de aulas: 04

Técnicas de ensino: aula expositiva e dialógica com intervenção de debates e utilização de textos selecionados. Organização de seminários.
Atividades para os alunos: Produção de um texto no qual serão elencadas as principais diferenças entre conceito de cidadania e religião na sua origem e sua significação hoje. Seminários expositivos das diferenças religiosas.

Objetivos específicos:
Estimular um posicionamento crítico acerca da segregação social e cultural valendo-se dos temas geradores abordados nesta unidade.
Descontruir a visão piedosa sobre os que são alijados da participação social em virtude de sua posição na religião ou estigmatização religiosa enquanto cidadãos. 
Estabelecer uma relação comparativa entre as classes sociais Brasileiras e seus conceitos de cidadania e religião.

Conteúdo:

  1. Concepções de cidadania e religião no Brasil monárquico.
  2. Cidadania e religião enquanto forma de segregação social e racial.
  3. Cidadania do no novo mundo e relações sócio-religiosas.
  4. O que é ser um religioso declarado no Brasil?

Número de aulas: 04

Técnicas de ensino:
Aula expositiva e dialógica, apresentação do filme Shoah - Claude Lanzmann; Filme - A Luz É Para Todos - Moss Hart

Atividades para os alunos:
Pesquisa sobre o surgimento do racismo como projeto cientifico e político.
Dinâmica em grupo, discussão sobre cidadania e religião no Brasil e suas implicações entre judeus.

Referencia Bibliográfica
MATTOS, Hebe. Escravidão e Cidadania no Brasil Monárquico. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Ed., 2000;
CARVALHO, José Murilo. Cidadania no Brasil. O Longo Caminho.
DALLARI, D.A. Direitos Humanos e Cidadania. São Paulo: Moderna, 1998. p.14
TOURAINE, A. Crítica da Modernidade. O que é democracia? 6.ed. São Paulo: Vozes, 2000.  348p
Projeto Araribá: história/organizadora. Editora Moderna; 2.ed – São Paulo: Moderna, 2007
Filmes - A Luz É Para Todos - Moss Hart ; Shoah - Claude Lanzmann
BLECH, Rabino Benjamin. O Mais Completo Guia Sobre o Judaísmo. Editora: Sefer.


4° Unidade
(Tema: A religião como elemento construtivo da Identidade Nacional)

Objetivo Específico: Apresentar aos alunos de forma reflexiva, os pressupostos que, de forma geral, tendem a corresponder ao desenvolvimento de uma identidade comum ao povo brasileiro, contrastando diferentes etnias, que são em grande medida, as raízes de onde brotou uma sociedade plural. Tal enfoque é feito no sentido de sinalizar para as continuidades e permanências relativas à formação social e cultural do Brasil e como a religião serve de elemento gerador de solidariedade e ferramenta de sentimento de pertencimento.     

Conteúdos:
  1. Brasil – um país multiétinico.
  2. Formação do povo brasileiro e construção da nação através das religiões.
  3. Herança cultural e ideológica multiétnica.
  4. Religiões, bases para a formação das identidades culturais.

Número de Aulas: 04

Técnicas de Ensino: Aula expositiva, com intervenções de debates e utilização de textos pré-estabelecidos.

Atividades para os alunos: Questionários aliados a interpelação espontânea individual e mútua.


Objetivo Especifico: Contextualizar, discutir e sistematizar o conhecimento acerca da contribuição dos povos formadores do sentimento de pertença e suas formas de transformação da natureza ao seu redor, como principio dos parâmetros de estabilidade entre diversos grupos étnicos e sua convivência harmoniosa dentro de uma mesma área territorial.

Conteúdo:

1.      Do vocabulário aos costumes, a identidade brasileira tem origem no outro lado do Atlântico.
2.      A religião, o trabalho, o sincretismo e as regras para uma convivência harmoniosa. 
3.      Indígenas, portugueses, africanos Brasil três continentes em um e abertura a todos os outros.
4.      Tradição do Pessach em todo o Brasil, uma herança judaica velada.
Número de Aulas: 08

Técnicas de Ensino: Aula expositiva, apresentação e análise de iconografias.

Atividade para os alunos: Produção de cartazes em grupo, levando em consideração a arte produzida, o trabalho e suas formas nas diferentes sociedades étnicas e suas especificidades.

Objetivo Específico: Assegurar as discussões acerca do papel da cultura popular nacional, como ponto de parida para o entendimento das diferentes matrizes culturais que a compõem.  Explicitando, consequentemente, o produto cultural final a partir dos intelectuais no final do século XIX e início do XX no Brasil em contrapartida a repressão do Estado, percebendo todas as atividades envolvidas neste processo como trabalho. 



Conteúdos:
  1. Muitas formas de falar, uma só forma de entender.
2.      A tradição religiosa e defesa da cultura popular.
3.      O Estado brasileiro e a política de estado laico.
Número de Aulas: 04

Técnicas de Ensino: Aula expositiva, apresentação de filme e iconografias.

Atividades para os alunos: Dinâmica em grupo, produção de cartazes, com criação de legendas elaboradas pelos próprios alunos, referente às imagens selecionadas.

Referencia Bibliográfica:
PERROT, Michelle. Os excluídos da história. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.
GUIMARÃES, Antônio Sérgio. Classes, raças e democracia. São Paulo: Editora 34, 2002.
MUNANGA, Kabengele. Origens africanas do Brasil contemporâneo. Histórias, línguas, culturas e civilizações. São Paulo: Global, 2009.
VIANNA, Walney Terizinha De Marino. Consciência Negra: uma reflexão critica sobre a história e a cultura afro-brasileira. Curitiba, PR: Editora Recomeço, 2006.
NEUSNER, Jacob. Introdução ao Judaísmo. Editora: Imago.
BAHBOUT, Scialom. Judaísmo - História - Cultura - Preceitos e Festas. Editora: Globo.
REHFELD, Walter. Nas Sendas do Judaísmo. Editora: Perspectiva.


Obs: As avaliações de aprendizagem serão desenvolvidas de forma processual à medida que os conteúdos forem trabalhados em cada unidade e no sentido cumulativo, distanciando-se, na medida do possível da prática habitual das escolas que através de provas e testes determinam a qualidade da aprendizagem por parte dos alunos.

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